Partilhar
Para convidar pessoas, partilhe esta página:
Acerca de
A geração centralizada de energia solar pode chegar a 12 GW de capacidade acumulada em 2023, de acordo com projeções da Absolar. Esse deve ser o ano com o maior número de usinas entrando em operação comercial, sendo a maior parte para atender contratos no mercado livre. A Absolar projeta uma adição de 4,6 GW nesse segmento em 2023, contra 2,6 GW em 2022.

Há também 77 GW em 1.768 projetos de geração centralizada solar outorgados pela Aneel, com previsão de entrada em operação até 2029. Dessas, apenas 49 usinas com 2,8 GW estão contratadas em leilão para o mercado regulado.

Entretanto, nem todos os projetos se mostram viáveis. O preço da energia incentivada no mercado livre está em cerca de R$ 130/MWh para contratos de cinco anos com fornecimento a partir de 2024, o que não remunera as usinas atualmente. Além disso, as altas taxas de juros encarecem o financiamento, com a alavancagem dos projetos ficando entre 50% e 60%.

As condições de financiamento local podem, portanto, ser uma barreira para projetos de empresas que não têm acesso a outras fontes de crédito. Nesse cenário, grandes investidores podem ser mais competitivos por ganhar escala em negociações globais de financiamento e fornecimento de equipamentos.

Por outro lado, a conexão pode ser um desafio para projetos de maior porte que também se beneficiam de ganhos de escala. As restrições na transmissão podem incentivar a instalação de usinas solares de menor porte em áreas onde já há geração eólica em operação, possibilitando o compartilhamento de conexão ao sistema de transmissão já existente.

Neste webinar da pv magazine Brasil, vamos discutir os diferentes cenários para a expansão da geração centralizada no Brasil com uma visão realista sobre a viabilidade desses projetos. Vamos analisar os números de possíveis instalações, comparar preços de PPAs, leilões e mercado livre, e discutir opções de hibridização.

Juntam-se à discussão o Marcio Trannin, vice-presidente do conselho de administração da Absolar, Antonio Salgueiro, gerente geral América Latina na TBEA, Marcio Takata, diretor na Greener e Gervano Pereira, gerente de vendas sênior GC Brasil na Jinko Solar.

Conteúdo do pv magazine Webinar:
• Levantamento de dados sobre projetos de GC: capacidade, preços, modelos de financiamento
• Desafios atuais e perspectivas para o futuro da GC no Brasil
• Perguntas e Respostas

As perguntas podem ser submetidas antes ou durante o webinar através de uma janela de chat. Lívia Neves e Beatriz Santos da pv magazine Brasil serão as moderadoras deste webinar.

A inscrição para este pv magazine Webinar é gratuita.
Featured Presenters