WEBINAR TERMINADO
Sobre este Webinar
Numa sociedade em que a robotização, a segurança e a inovação assumem uma nova escala dia após dia torna-se essencial debater os novos desafios e dilemas Éticos que o Mundo Digital atravessa dado o avanço desenfreado da tecnologia.
A DXC Technology e a Câmara do Comércio Americana convidam-no a participar no fórum digital “Ética no Mundo Digital: Desafios & Dilemas” já no próximo dia 14 de Janeiro, pelas 09h30.
Daremos início à sessão com a presença da Antropologista Digital, Caitlin McDonald seguindo-se um debate aberto, com um painel diversificado.
Debater o que a Inovação nos trouxe, a necessária definição do conceito de ética digital com a criação de um novo código social necessário serão alguns dos tópicos abordados.

PROGRAMA

09h30 - Sessão de Abertura: Engº António Martins da Costa, Presidente da AmCham
09h40 - Keynote: Caitlin McDonald, Digital Anthropologist at the Leading Edge Forum.
10h00 - Painel de Debate:
Moderador: Manuel Maria Correia, DXC - Diretor Geral

Anabela Pedroso - Secretária de Estado da Justiça
Vergilio Rocha, EDP – Assessor do Conselho de Administração Executivo
Arlindo Oliveira - Distinguished Professor of Instituto Superior Técnico, Director of INESC, Board Member at Caixa Geral de Depósitos
Luís Filipe Antunes - Professor Catedrático na Universidade do Porto & Data Protection Officer da Portuguese Data Protection Authority (CNPD)

10h50 - Q&A
Oradores
  • 1609863652-43d0122291ec7efd
    António Martins da Costa
    Engenheiro Civil/FEUP, MBA, AMP/ Wharton Business School, IDP/INSEAD é Administrador Executivo do Grupo EDP desde 2006. Começou a sua carreira como Assistente no ISEP em 1976 e mais tarde na EDP, onde trabalhou entre 1981 e 1989.
    A partir desse ano, mudou para o sector financeiro, tendo desenvolvido atividades no Millennium BCP (1989-2003), primeiro como Diretor Geral e depois como Administrador Executivo de várias empresas de seguros, pensões e de gestão de ativos financeiros do grupo.
    Foi Diretor Executivo da Eureko B.V. (Holanda), Presidente da Eureko Polska e Vice-Presidente Executivo da PZU (Polónia), entre 1999 e 2000. Regressando ao sector da energia, entre 2003 e 2007, foi Diretor Presidente e Vice-Presidente do Conselho de Administração da EDP Brasil. Em 2007, assumiu as funções de Chairman e CEO da Horizon Wind Energy nos EUA, tendo sido membro da Comissão Executiva do Conselho de Administração da EDP Renováveis desde a sua constituição, em 2008, até 2012. É também Presidente da AMCHAM (Câmara de Comércio dos EUA em Portugal), Presidente do Conselho Estratégico da Proforum – Associação para o Desenvolvimento da Engenharia e Vice-Presidente da APGEI - Associação Portuguesa de Gestão e Engenharia Industrial. É ainda membro do WBCSD e Vice-Presidente do BCSD Portugal
  • 1609863754-9c36d3b0f0f1e1f2
    Caitlin McDonald
    Dr Caitlin McDonald is the LEF’s resident Digital Anthropologist. She gives businesses the leading edge through boosting customer empathy, finding new solutions to old problems, and enriching the insight power of big data through multidisciplinary approaches. Caitlin was included in Mia Dand’s inaugural list ‘100+ Brilliant Women in AI Ethics’ in 2018. Her research has been featured in publications like CEO Today, Verdict, and Computer Weekly. She has presented her research at the Microsoft Research 2020 New Future of Work Symposium, the UN’s International Labour Organisation, and Mozilla Festival. Recognised for her domain knowledge in qualitative methods like ethnography and participant-observation, Caitlin spent six years at the quantitative coal face developing analytical models and designing dashboards for the world’s largest collaboration and talent network for education professionals. Before that Caitlin earned her PhD following dancers around the world and across the internet, understanding how information flows for cultural bodies of knowledge like dance is impacted by technoscapes (the digital world around us.) Her combined expertise gives her a uniquely balanced perspective for gleaning wisdom from the intersection between human imagination and digital systems. Caitlin is a trustee for Ellpha Citizen, a charity leveraging the power of data science and AI to create a more gender-balanced world, faster. Her passion projects include building the Facebook Messenger bot Duologue, which rescues people from uncomfortable silences by providing the user with questions to help keep the conversation going.
  • 1610369307-95b93367c5baa887
    Anabela Pedroso
    Secretária de Estado da Justiça
    Anabela Pedroso nasceu no Barreiro em 1954.
    Começou a trabalhar em 1972, tendo integrado a Administração Pública em 1977.
    Trabalhou no Ministério das Finanças e, entre outros cargos, foi Adjunta do Secretário de Estado da Administração Pública (2009-2010); Presidente da Agência para a Modernização Administrativa (2007-2009); Coordenadora na Equipa de Missão e depois Vogal do Conselho Diretivo da UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento (2003-2006); Secretária-Geral Adjunta do Ministério das Finanças (2001-2003); elemento da equipa de missão e depois Vogal do Conselho Diretivo do IGLC - Instituto para Gestão das Lojas do Cidadão (1998-2001).
    Na componente de inovação no sector público, liderou projetos de grande interesse público, como as Lojas do Cidadão de 1ª geração (componente tecnológica), PAC - Postos de Atendimento ao Cidadão (introduziu o conceito de one-stop-shop em 2000), Portal do Cidadão, Portal da Empresa, Criação de Empresa online, Lojas do Cidadão de 2ª Geração (ex. balcão multisserviços, balcão Perdi-a-Carteira, balcão Sénior), Cartão de Cidadão e Plataforma de Interoperabilidade da Administração Pública, tendo sido responsável pela elaboração do Plano de Ação para o Governo Eletrónico em Portugal (2003).
    Foi perita internacional convidada da OCDE/SIGMA para as áreas de Modernização Administrativa e Inovação (2006-2010).
    Formadora no Instituto Nacional de Administração - INA (1982-2011), professora convidada em mestrados (INDEG-ISCTE, 2005-2011) e membro do Conselho Consultivo do Master for Public Administration (MPA) da Universidade de Aveiro (2010-2013).
    Manteve ao longo da sua vida um interesse e apoio associativo, exercendo funções de membro e presidente de associações que fomentam a reinserção de cidadãos na sociedade, através da inclusão e empregabilidade, nomeadamente como presidente da Associação Cais.
    Em 2009, recebeu o Prémio Best Leader Award, na categoria Administração Pública.
  • 1610369017-55351c393fd4f9c2
    Manuel Maria Correia
    É diretor geral da DXC Technology Portugal, função que assume em Portugal desde Abril de 2017, data da fundação da DXC.
    Antes de ocupar esta posição, Manuel Maria desempenhou o cargo de diretor geral da unidade Enterprise Services na Hewlett Packard Enterprise em Portugal, função que desempenhou durante 4 anos. Paralelamente foi responsável pelo sector de Energy & Utilities em Portugal e Espanha, liderando uma equipa centrada no desenvolvimento de negócio e na gestão dos clientes.
    Entrou para a HP Portugal em setembro de 2004, onde começou como Services Sales Manager, tornando-se mais tarde líder da equipa de vendas das Contas Corporativas e Sector Público no grupo da computação pessoal, tendo sido posteriormente nomeado Country Manager dessa unidade.
    Trabalha há mais de 20 anos na indústria de TI. No início da sua carreira desempenhou várias funções de consultoria, vendas e consolidou posições de gestão em multinacionais como a IBM, HP, HPE e agora, na nova DXC Technology.
    É Licenciado em Engenharia Informática e de Computadores pela Universidade Técnica de Lisboa e tem uma Pós-graduação em Gestão (MBA & Marketing).
  • 1610369150-4484f0b66c4ecc42
    Vergilio Rocha
    Edp - Assessor do Conselho de Administração Executivo
    Anteriormente, Diretor Corporativo do Grupo EDP com a responsabilidade da área de Sistemas de Informação, DSI. Durante 9 anos liderou a equipa de sistemas do Grupo, em todas as geografias, gerindo uma equipa técnica altamente qualificada. Nos últimos anos lançou as bases tecnológicas para que os sistemas sejam os facilitadores da Transformação Digital da EDP. Em particular os projetos de migração para a cloud, a introdução da metodologia AGILE e uma estratégia assente no conceito do Continuous Delivery.
    Anteriormente, Administrador e Diretor Geral da Unidade de Negócio de Energia e Águas da Logica Ibéria.
    Desempenhou ainda funções de Administração em várias empresas tecnológicas em Portugal, nomeadamente Edinfor, Oniway (Operador telecomunicações 3G), Timex (fabricante de relógios e microcomputadores) e EID (fabricante de equipamento militar e integrador de sistemas).
    Lançou e liderou ainda dois integradores na área dos Sistemas Industriais, a Globalsis e a Tecnotron.
    Licenciou-se em Engenharia Eletrotécnica pela FCT da Universidade de Coimbra, e Engenharia da Qualidade pela FCT da UNL.
  • 1610369200-3a860a8a8eaa0838
    Arlindo Oliveira
    Professor Catedrático no IST e Board Member na Caixa Geral de Depósitos.
    Arlindo Oliveira nasceu em Angola, tendo vivido em Moçambique, Suiça, Califórnia e Portugal.
    Licenciou-se pelo Instituto Superior Técnico e doutorou-se pela Universidade da Califórnia em Berkeley, em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores. Como investigador, publicou numerosos trabalhos nas áreas da inteligência artificial, bioinformática, algoritmia e arquitetura de computadores.
    Foi Presidente do Instituto Superior Técnico, Presidente da Associação Portuguesa para a Inteligência Artificial e Diretor do INESC-ID e trabalhou ainda no CERN, Cadence Laboratories. É membro da Academia Portuguesa de Engenharia e membro sênior do IEEE (The world's largest technical professional organization for the advancement of technology).
    As suas principais áreas de interesse são Algoritmos e Complexidade, Machine Learning, Bioinformática e Design de Circuito Digital.
    Nos tempos livres gosta de velejar, esquiar, viajar, ler, jogar go, xadrez e ténis e, ainda, de especular sobre o futuro da humanidade.
  • 1610369240-daeb228941cf61ef
    Luís Filipe Antunes
    Professor Catedrático do Departamento de Ciência de Computadores da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP). Director do Centro de Competências em Cibersegurança e Privacidade da Universidade do Porto. Membro do Conselho Científico da FCUP, membro do conselho geral da Universidade do Porto e membro do Conselho para a Administração Eletrónica na Universidade do Porto.
    Desenvolve actividade de investigação na área de segurança informática, gestão de identidade digital, privacidade e proteção de dados. Tem várias publicações científicas, orientou vários alunos de Doutoramento e pertence a vários projectos de investigação nacionais e internacionais.
    É responsável por disciplinas e cursos na área da segurança e a sua visibilidade leva-o a ser periodicamente convidado para programas de televisão e palestras nacionais e internacionais, tendo já feito algumas palestras por convite em eventos organizados pela Comissão Nacional de Proteção de Dados.
    Sócio fundador de três empresas HealthySystems (www.hltsys.pt), Adyta (www.adyta.pt) e TekPrivacy (www.tekprivacy.pt) spin-offs da Universidade do Porto e alojada na UPTec.
    Está credenciado pelo Gabinete Nacional de Segurança (GNS) para acesso a informação confidencial, colabora regularmente com o GNS, com a Comissão Nacional de Proteção de Dados e a Procuradoria Geral da República na área do cibercrime e é expert na ENISA (European Union Agency for Network and Information Security) nas área de eID, eGov e eHealth
Partilhar