on-demand webinar
Sobre este Webinar
A APDH no âmbito da sua atividade deu início à organização do ciclo de Conversas em Rede em tempos de COVID-19, tornando-se importante organizar uma sessão sobre “O Presente e o Futuro da Digitalização no SNS: Lições pós-COVID”, que se perspetiva realizar no dia 18 setembro, às 18.00, com o apoio da Takeda Farmacêuticos Portugal.

A história do mundo tem testemunhado várias crises financeiras, porém esta que atualmente vivenciamos, causada pela pandemia de COVID-19, tem uma diferença determinante - o isolamento social. O confinamento total ou parcial implementado a nível global para conter a propagação do vírus parou, sem exceção, praticamente todos os setores de atividade. No caso da saúde, esta realidade implicará, a médio longo prazo, um forte impacto na necessária reorganização das instituições de saúde retomarem a sua atividade assistencial, nomeadamente no que se refere às doenças crónicas.

Tal colocará um sério desafio ao Serviço Nacional de Saúde (SNS), criando a oportunidade de o mesmo se reinventar e apostar no investimento da tão desejada transformação digital e no desenvolvimento e consolidação dos sistemas de informação. Estes deverão contribuir para uma prestação de cuidados que garanta a separação de circuitos (por ex. dos doentes com doença crónica), o distanciamento social, o gestor de caso e um atendimento focado no utente, privilegiando a telemedicina, nas suas diferentes abordagens (teleconsulta, telemonitorização, correio eletrónico, contacto por telefone etc.).

A par desta transformação, terão que ser desenvolvidos os mecanismos que permitam a necessária interoperabilidade entre os diferentes níveis de cuidados (hospitalares, primários, continuados e domiciliários) e, em simultâneo, promovam e garantam a necessária confiança para uma verdadeira adesão e envolvimento das instituições de saúde, dos seus profissionais e do cidadão.

Este evento pretende assim analisar, discutir e aprofundar, no atual contexto pandémico e considerando a indispensabilidade de novas formas de articulação, integração e disponibilização de informação necessária e suficiente para o acompanhamento do adequado percurso do doente, colocando também a tónica nos desafios que se colocam ao nível do investimento necessário para implementar a imprescindível e inevitável transformação digital no SNS.

Idioma do Webinar: Português

Duração: 1H30
Agenda
  • Boas-vindas e Moderação
  • Ana Escoval, Vogal da Direção, APDH
  • Oradores
  • António Lourenço | Diretor, Área de Gestão de Sistemas e Tecnologias de Informação, Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central
  • José Luís Biscaia | Diretor Executivo, ACES Baixo Mondego
  • Rita Nortadas | Médica, Hospital Garcia de Orta
  • Armando Alcobia | Farmacêutico, Hospital Garcia de Orta
  • Bruno Trigo | Diretor, Sistemas de Informação, Serviços Partilhados do Ministério da Saúde
Oradores
  • 1598524482-1cb1627e8727b2c4
    Ana Escoval
    É Administradora Hospitalar de 1ª Classe do Hospital de Santa Maria, desde janeiro de 2008 e presentemente Assessora do Conselho de Administração do Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte; foi Presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar Universitário Lisboa Central, entre fevereiro de 2016 e fevereiro de 2019 e é Professora Associada, Grupo de Investigação em Políticas e Administração de Saúde, Departamento de Políticas e Gestão de Serviços de Saúde, Escola Nacional de Saúde Pública/Universidade Nova de Lisboa.
    Integra o Conselho de Administração da Fundação para a Saúde - Serviço Nacional de Saúde e foi sua fundadora. É também vogal da Direção da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Hospitalar (APDH) e preside à Assembleia Geral da Associação de Apoio aos Profissionais do Hospital de Santa Maria.
    Foi Coordenadora do Gabinete HOPE Portugal (European Hospital and Healthcare Federation) e IHF (International Hospital Federation) (desde 1997-2016). Presidiu à direção da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Hospitalar (APDH) (2008-2016); Diretora Coordenadora da Unidade de Financiamento e Contratualização ACSS (Administração Central do Sistema de Saúde) (2007-2008) e Subdiretora-geral da Saúde, Direção-Geral da Saúde (1997-2000).
    Formação Académica: Lisboa, 2004: Doutorada em Gestão, na especialidade de Métodos Quantitativos de Gestão (tese sobre "Contracting in the Portuguese Health system"), ISCTE – Instituto Superior de Ciências Sociais e da Empresa; Lisboa, 1997: Mestre em Ciências Empresariais, na especialidade de Gestão, Estratégia e Desenvolvimento Empresarial (dissertação sobre “Financiamento dos sistemas de saúde") ISCTE – Instituto Superior de Ciências Sociais e da Empresa; Lisboa e Wisconsin, 1987, Especialização em Técnicas de Engenharia Industrial (técnicas de apoio à decisão), no âmbito de uma parceria entre o Ministério da Saúde de Portugal e a Universidade de Wisconsin, EUA; Lisboa, 1986: Curso de Especialização em Administração Hospitalar, (ENSP/UNL); Lisboa, 1982: Licenciada em Economia, Universidade de Évora.
  • 1598524499-d60914308a8f3267
    António Lourenço
    Licenciatura em Informática e Informática de Gestão

    2000-2004 - Administrador de Redes e Sistemas no Hospital Dona Estefânia
    2004-2008 - Coordenador do Núcleo de Informática do Hospital Dona Estefânia
    2008-2020 - Diretor da AGSTI (Área de gestão de Sistemas e Tecnologias de Informação) do CHULC

    Membro integrante da CLIC (Comissão Local de Informatização Clínica)
    Coordenador da equipa de Desmaterialização do Processo Clínico

    Formação:

    ITIL 4
    Administração de Sistema UNIX, Windows, HPUX
    Administração Base Dados SQL / Oracle
    Segurança Informática
    Gestão de Projetos
  • 1598524513-ac34ac25b0b0eb6e
    José Luís Biscaia
    Diretor executivo do Agrupamento de Centros de Saúde do Baixo Mondego.
    Atividade clínica no CS da Figueira da Foz desde 1987, e na USF S. Julião desde 2006, no ACeS Baixo Mondego, ARS Centro.
    Assistente Convidado da cadeira Medicina Geral e Familiar da FMUC de 1991 a 2007.
    Responsável pelo Projeto de Cooperação de Ajuda de Emergência a nível dos CSP, para Moçambique em 1993.
    Membro da Comissão Nacional para a Humanização e Qualidade dos Serviços de Saúde, em 1996/97.
    Sub-Diretor Geral da Saúde de 1997 a 1999.
    Membro fundador e investigador do Observatório Português dos Sistemas de Saúde.
    Integrou o Grupo Técnico para a Reforma dos CSP em 2005.
    Coordenador da USF S. Julião de 2007 a 2014.
    Membro do Grupo Consultivo para a Reforma dos CSP (2008/10).
    Fundador e membro da direção da Fundação para a Saúde – SNS.
    Coordenador nacional do projeto BI USF (www.biusf.pt).
    Integrou a Direção do Cons Reg Centro da Ordem Médicos - (87/89; 92/95; 96/99) e seu membro Consultivo no triénio 90/92.
    Integrou a Direção Nacional da APMGF (90/92) e seu Vice-Presidente (2005/09).
    Medalha de Mérito da Ordem dos Médicos em 2010.
  • 1598524529-b5bd982b837c9e19
    Rita Nortadas
    Médica Assistente Unidade Hospitalização Domiciliária (UHD) e Serviço de Medicina do Hospital Garcia de Orta (HGO)
    Coordenadora de UHD do HGO
    Coordenadora da Consulta de Medicina/Diabetes HGO
    Chefe Equipa do Serviço de Urgência HGO
    Secretaria Geral da Sociedade Portuguesa de Diabetologia
    Membro do Secretariado do Núcleo de Estudos e da Hospitalização Domiciliária e do Núcleo de Estudos da Diabetes Mellitus da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna
  • 1598525770-0cae6371966a7542
    Armando Alcobia
    Licenciado em Ciências Farmacêuticas, Universidade de Coimbra.
    Especialista em Farmácia Hospitalar.
    Responsável pelos Serviços Farmacêuticos do Hospital Garcia de Orta.
    Integrou a Direção Nacional da Ordem dos Farmacêuticos.
    Foi Vogal da Direção da Associação Portuguesa de Farmacêuticos Hospitalares.
    Foi assistente convidado nas cadeiras de Farmácia Hospitalar e Comunicação e Informação no Instituto de Ciências da Saúde - Sul.
  • 1598525782-e38aed749fdf8330
    Bruno Trigo
    É licenciado em Estatística e Gestão de Informação pela NOVA Information Management School.
    Entre 2009 e 2015, trabalhou no desenvolvimento de soluções de Business Intelligence, no setor da saúde, na Novabase. Desde 2015, trabalha nos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, tendo começado como gestor de projetos de Business Intelligence em projetos como o SICA - Sistema de Informação de Contratualização e Acompanhamento e a Área de Transparência - iniciativa de dados abertos na saúde.

    Em 2017, passou a Coordenador dos Sistemas de Cuidados Hospitalares, com a responsabilidade de coordenar os principais sistemas hospitalares (administrativos e clínicos), nomeadamente SONHO e SClinico Hospitalar. Recentemente, foi nomeado Diretor de Sistemas de Informação na SPMS, com a responsabilidade de liderar os Sistemas de Cuidados de Saúde Hospitalares, Sistemas de Cuidados de Saúde Primários assim como o RHV, que processa os vencimentos dos recursos humanos no Ministério da Saúde.
Partilhar